quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Vários estilos, um só instrumento


Encantamento. Esta é a palavra com que a maioria dos visitantes que passaram pela Livraria Miragem no último sábado (12) definiu a apresentação do Recital da Associação dos Acordeonistas de São Francisco de Paula.

 
Em meio aos livros e num ambiente de tranquilidade, representando a Associação de Acordeonistas e Gaiteiros de São Francisco de Paula e dos Campos de Cima da Serra, se apresentaram a partir das 18 horas, três músicos acordeonistas. Israel Da Sois, Alex Brando Francisco, e Flamarion Fagundes, tocaram diversos estilos musicais com um único instrumento, o acordeon. De músicas clássicas, passando pelas folclóricas e indo até as tradicionalistas, que foi o estilo que uniu os gaiteiros da região nesta Associação, os acordeonistas mostraram porque os Campos de Cima de Serra possuem tanta tradição.
Pelos dedos dos músicos passaram canções de diversos lugares do mundo, conforme comentou a proprietária da Livraria Miragem Sra. Luciana Olga Soares, “Através das músicas visitamos diversos lugares do mundo, passamos pela Itália, França, Espanha e até pela Arábia”. O repertório variado, composto de músicas como o Coro dos Ferreiros de Verdi, Tocata em Ré Menor de Bach, A Dança do Pecado em Bagdá, do Folclore Árabe e La Vie en Rose, de Édith Piaf demonstrou a qualidade musical praticada pela Associação.
O grande destaque da tarde foi o jovem acordenista Flamarion Fagundes, de apenas 9 anos, que além de executar, com muito talento, canções tradicionalistas e do folclore gaúcho, arriscou também um trechinho de Beethowen, com a 9ª sinfonia. Seus pais Adelar Borges Pinto e Eracildes Fagundes Pinto, orgulhosos comentaram a disciplina nos ensaios. “Ele sempre pratica em casa, é muito dedicado”, contaram os dois.
Além de músicas eruditas, o repertório contou com o Hino Rio Grandense, que abriu o recital, São Francisco é Terra Boa, Prenda Minha, Brasileirinho e tantas outras que tornaram a apresentação ainda mais bonita. Entre uma música e outra o Presidente da Associação, Israel Da Sois, falou um pouco sobre a importância de mostrar ao público serrano um pouco da arte de tocar o acordeon. “É sempre bom mostrar a nossa arte para quem entende ela”, falou Israel.
Com a boa aceitação que teve esta primeira apresentação, a intenção é torná-la um evento permanente na Livraria Miragem.


Com apenas 9 anos Flamarion Fagundes demonstra que talento aparece cedo  

Seu Adelar Borges Pinto (com a cuia na mão) e Dona Eracildes Fagundes Pinto, orgulhosos, sempre participam das apresentações do filho  


Diversos ritmos foram executados pelos representantes da Associação

Público emocionado com a belíssima execução das músicas
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário